A evolução do CG
A computação gráfica (CG) é a área da computação destinada à geração de imagens em geral. Em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e sites na Internet, quanto para produzir animações e jogos.
Conceitos
- Imagem: Uma pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, também pode ser capturada através do olho humano.
- Pixel: Contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.
- Gráfico: São representações visuais em uma superfície, geralmente usados para se mostrar uma cena, gráficos podem ser bidimensionais ou tridimensionais.
- Renderização: Processo de gerar uma imagem a partir de modelos em um mundo tridimensional.
- Projeção 3D: Método de mapear pontos tridimensionais em plano bidimensional.
- Ray Tracing: Técnica usada para gerar uma imagem tracejando o caminho da luz através de um plano de imagem.
- Sombreamento: Técnica de calcular o nível de escuridão em modelos 3D.
- Mapeamento de textura: Método de aplicar detalhes a uma superfície 3D lisa
Geração da imagem
Toda a computação gráfica é baseada em pixels que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões. Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens. Levando em conta que a maioria de criações e edições passa por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo ao seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.
A evolução
Tron de 1982 |
Em 1982 o filme Tron produzido pela Disney foi lançado sendo tão revolucionário em termos de tecnologia como Avatar foi para nossa época, uma revolução em efeitos e computação gráfica. Claro que para nós ele não passa de um filme com efeitos grosseiros, mas ele foi o filme mais avançado em termos de tecnologia naquela época. Em 2010 ele foi refeito, a historia manteve-se a mesma, mas claro os efeitos são deixar qualquer um com os olhos brilhando, com certeza não foi uma revolução, mas a obra em si ficou muito bela e agradável.
Tron O legado, 2010 |
Cena do filme, Tron O legado, 2010 |
Quando falamos de computação gráfica e difícil citar todas as grandes obras e filmes que passaram pela nossa historia, mas podemos citar alguns.
Titanic: Filme estadunidense de 1997, escrito e dirigido por James Cameron. O filme relata a historia do navio de passageiros RMS Titanic que afundou em 1912 após colidir com um iceberg.
Esse filme também exigiu muito dos efeitos especiais, já que, o filme todo acontece em mar aberto e James Cameron muito exigente queria nada menos que algo que chegasse o mais próximo do real, o mais perfeito possível. O filme não contou apenas com os recursos do CG, mas com algumas técnicas mais antigas e muito eficientes. Partes do filme que mostravam o mar, o horizonte e todo o ambiente externo foi montado com recursos de computação gráfica, enquanto outras partes foram feitas utilizando miniaturas do navio, as duas técnicas juntas funcionaram muito bem, o Titanic embora muitos acreditassem que iria ser um verdadeiro fiasco, um desperdício de dinheiro, acabou sendo um dos maiores sucessos de todos os tempos, sua bilheteria alcançou a marca de arrecadação de US$ 2,1 bilhões, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão mundialmente, permanecendo o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, ultrapassá-lo em 2009.
O filme foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012 após uma conversão 3D em homenagem aos 100 anos da viagem inaugural do RMS Titanic.
Avatar: Este filme também foi escrito e dirigido por James Cameron, O desenvolvimento de Avatar começou a ser trabalhado por James Cameron em 1994, tendo escrito o rascunho de um roteiro, com cerca de 80 páginas, sendo esse seu primeiro filme após Titanic. As filmagens deveriam ter sido iniciadas logo após esse filme, e Avatar seria lançado em 1999, mas, de acordo com Cameron, a tecnologia necessária para produzir o filme a partir de sua visão ainda não estava disponível. A língua na'vi utilizada durante o filme começou a ser criada em 2005, pelo linguista Paul Frommer, e Cameron iniciou a finalização do seu roteiro e universo ficcional no início de 2006.
Ele também é considerado um marco na computação gráfica, já que, praticamente todo ele foi feito em estúdio e o cenário em CG. Os atores ficavam dentro do estúdio com roupas e equipamentos que mapeavam seus movimentos mais tarde estes movimentos eram incorporados nos personagens virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário